domingo, 29 de março de 2009

Crias de 2009

Aqui vão umas fotos de algumas crias das raças que crio, faltam os Glosters mas até agora só me nasceu uma cria
Crias de Lipocromo Vermelho

Crias de Negro Vermelho

Cria Satiné a ser criada por amas, neste caso Brancos

Crias de Brancos Recessivos





terça-feira, 24 de março de 2009

O corte das unhas dos canários

Assim como em nós, existe no canário, partes do corpo que continuam a crescer com o passar do tempo (unhas, bicos e penas). A unha do canário é o elemento que mais devemos prestar atenção, seu tamanho exagerado pode causar grande incomodo a esses pequenos pássaros. Os canários com mais de um ano de idade já possuem unhas mais grossas e compridas, indicando assim sua maior idade.
Os cuidados básicos que devemos tomar com as unhas é muito simples e qualquer criador com um pouquinho de paciência e dedicação pode executá-los.
Ao percebermos que a unha dos canários está muito comprida devemos simplesmente cortá-la, a unha do canário é provida de uma pequena veia, por onde circula o sangue, devemos tomar o máximo de cuidado de cortar a unha um pouquinho antes dela, uns 2 a 3 mm, caso contrário essa unha irá sangrar e muito, podendo causar infecções e até provocar a morte da ave devido à hemorragia, se acidentalmente isso acontecer cauterize o local ou aplique um cicatrizante.


quinta-feira, 19 de março de 2009

Crias de Brancos Recessivos



Estas são as minhas primeiras crias de Brancos Recessivos deste ano, tiveram um pequeno acidente mas felizmente continuam a crescer bem. No dia 16 Março fizeram 7 dias e anilhei-os à hora de almoço, como forma de prevenir "acidentes" envolvo as anilhas em pensos rápidos ou adesivo hospitalar de maneira a camuflar as mesmas, mas a mãe destes meninos não se deixou enganar, quando cheguei ao fim do dia a casa fui ver as minhas aves e reparei que no viveiro deste casal duas das crias estavam caidas no fundo da gaiola, frias, feridas e sem as anilhas, coloquei-as junto aos irmãos que também já não tinham as anilhas!
Por vezes há femeas que tem este tipo de comportamento embora sejam excelentes mães, como é o caso, há maneiras para tentar evitar que isso aconteça, eu uso o adesivo ou pensos rápidos, mas há quem coza as anilhas aos ninhos para as femeas se habituarem à sua presença e também há quem "suje" as anilhas com os excrementos das aves para assim também passarem despercebidas, claro que femeas destas são de evitar pois podem passar este defeito para a sua descendencia, embora eu não saiba se isso já foi comprovado.
Quanto ás feridas que as crias tem são os próprios pais que as provocam na ansia de os ter novamente no ninho, picando-os como se os estivessem a estimular para se mexerem para o ninho, claro que isso é impossivel sem a nossa ajuda, o problema é quando não chegamos a tempo ou quando esta situação acontece em noites frias, pois normalmente as crias não aguentam e acabam por morrer ao frio.

domingo, 8 de março de 2009

Exóticos

Crias de Bengalins

Alguns Diamantes Mandarins

Femea Diamante Mandarim a tomar conta dos seus ovos

Dois macho Diamantes Goulds (ainda não consegui comprar femeas!!)

Bengalins a comer sementes


Macho Capuchinho de cabeça preta a cantar
Macho Diamante Babette a comer areia e grit
Femea diamante estrela no banho