terça-feira, 24 de março de 2009

O corte das unhas dos canários

Assim como em nós, existe no canário, partes do corpo que continuam a crescer com o passar do tempo (unhas, bicos e penas). A unha do canário é o elemento que mais devemos prestar atenção, seu tamanho exagerado pode causar grande incomodo a esses pequenos pássaros. Os canários com mais de um ano de idade já possuem unhas mais grossas e compridas, indicando assim sua maior idade.
Os cuidados básicos que devemos tomar com as unhas é muito simples e qualquer criador com um pouquinho de paciência e dedicação pode executá-los.
Ao percebermos que a unha dos canários está muito comprida devemos simplesmente cortá-la, a unha do canário é provida de uma pequena veia, por onde circula o sangue, devemos tomar o máximo de cuidado de cortar a unha um pouquinho antes dela, uns 2 a 3 mm, caso contrário essa unha irá sangrar e muito, podendo causar infecções e até provocar a morte da ave devido à hemorragia, se acidentalmente isso acontecer cauterize o local ou aplique um cicatrizante.


4 comentários:

  1. Caro Luís

    Sei que é um post já antigo, mas recentemente levei o meu canário a um tratador para ele lhe cortar as unhas.
    Reparei que estavam grandes só porque ele ficou com a patinha presa na gaiola e se não tivesse atenta, ele poderia ter morrido. O que me assustou.
    Era um canário que cantava bastante (às vezes até demais), mas depois de ter ido cortar as unhas deixou de cantar simplesmente, nem pia.
    Noto que a asa esquerda dele está um pouco levantada. No entanto ele come bem.
    O que devo fazer? Será que o tratador lhe partiu a asinha a cortar as unhas?
    Obrigada,
    Catarina Martins

    ResponderEliminar
  2. Boa noite , gostaria que me ajuda-se no seguinte, tenho um canario com seis semanas, voa pouco e como nao tem unhas quando tenta voar para o poleiro nao se agarra porque so tem as pontas ,Sera que vao nascer ainda? obrigado Brigida mail bimendes@msn.com

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde , uma unha de tras da pata do meu canário está partida mas está perto da veia o que faço? posso cortá-la? tenho receio ...

    ResponderEliminar